quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sobre jatinhos e casmurrice.


Parece que ser educado virou luxo: alguns tem uma Ferrari, outros um jatinho, enquanto outros poucos são educados. A prova disso é que, quando nos deparamos com alguém educado, isto nos chama a atenção. Que bizarro, algo tão trivial ter se transformado em raridade.

A dificuldade com que encontramos pessoas gentis é inversamente proporcional a dificuldade de encontrarmos alguém mal educado. Entramos numa loja e, lá está a atendente mal-humorada te olhando com cara de bunda; quando vejo esse tipo de coisa, tenho vontade de dizer: vai fazer alguma coisa que te agrade e poupa o universo dessa tua casmurrice, criatura. Ao chegarmos ao trabalho, o chefe não se digna a dar bom dia, afinal, ele faz parte de outra classe, aquela que compra Ferraris. Se tu és dono de uma empresa e não és capaz de cumprimentar teus funcionários, o que tu na verdade és é um grande bosta. E isso vale pra qualquer pessoa que tenha um cargo (ou ache que tem) importante.
Gentileza e educação também estão nas atitudes: o que te custa dar um abraço na pessoa que tu gosta, que te faz bem? O custo-benefício é imenso.
Não quero sugerir que todos sejam como flores-do-campo, afinal, quando eu bato meu dedinho no canto do móvel, prezo por um palavrão pra diminuir a dor. O crucial é entender que, como já disse Martha Medeiros em uma de suas crônicas: "não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante."
São coisas que se aprende praticando, e nesse quesito grande parte da população não sai da teoria.

3 comentários:

  1. Tu tá te contradizendo, hein, minha linda! Então quer dizer que a atendente tem que ser simpática e, dessa forma, será falsa? E tu vai cumprimentar com um sorriso os que tu não gosta também?

    ResponderExcluir
  2. A atendente tem que ser simpática porque faz parte do trabalho dela, além do mais, ela não conhece todos que atende, muito pelo contrário. Tu há de convir que mau humor e falsidade são temas totalmente diferentes.
    Reclamei das funcionárias que são mal humoradas, não das funcionárias que não gostam de mim e por isso me tratam mal.
    Quando tu não conhece alguém, o mínimo que tem que fazer é ser simpático, depois tu descobre se a pessoa merece a tua simpatia ou não.

    ResponderExcluir
  3. Atendentes, como o nome diz, tem a função de atender; Que ela odeie a pessoa que entrou, é função dela ser educada.
    Não precisam sorrir, isso seria um bônus...
    É um saco quando vc precisa de um serviço e tem que encarar cara emburrada.
    Outro dia eu vi um diálogo nojento de duas funcionárias públicas no ônibus...

    Uma delas estava indignada que o seu colega trabalhava... e que era um absurdo, já que a UERGS não valorizava eles... Ela estava puta da vida pq o cara era disposto e que isso fazia ela parecer uma inútil. Ela disse pra outro, que concordava com tudo, que passou a tarde no facebook e que não tava nem aí... No fim, as duas se despediram com a seguinte frase "e já sabe hein, finge que trabalha, nada de se esforçar naquela merda..."
    Eu fiquei com raiva, mas depois deu pena. Dá pena de gente infeliz, que precisa descontar nos outros essa infelicidade.

    ResponderExcluir