quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sobre guarda-chuvas e ursos polares.

Desde os primeiros minutos de vida de um urso polar, ele é ensinado pela mãe como caçar e como se defender. Ursos machos atacam os filhotes do mesmo sexo a fim de acabar com uma possível concorrência; dessa forma, a educação que o filhote recebe ao nascer é crucial para sua sobrevivência. Não tão dramático quanto o risco de morte dos ursos, os preceites que os seres humanos passam para sua prole também são relevantes; afinal, são eles que determinarão as posições tomadas diante de situações futuras.
Para Einstein, a educação é o que resta quando esquecemos tudo o que aprendemos na escola. A conclusão de Einstein faz com que percebamos quem são os atores principais neste cenário: os pais. Entretanto, a pergunta que mais ouvimos é "qual a melhor forma de educar?". A relação entre pais e filhos vem se tornando mais complexa: a falta de tempo dos pais, filhos que preferem jogar "Playstation" a manter uma boa conversa e todos os adventos do século XXI, que afastam as pessoas das relações palpáveis e aproximam do mundo cibernético, corroboram com a dificuldade do relacionamento familiar.
Várias vezes ouço minha vó comentar que, antigamente, as pessoas tinham mais filhos e menos dinheiro, e, mesmo assim, conseguiam criá-los; hoje, a renda é maior, e mesmo assim é difícil criar um. O modo de vida mudou consideravelmente nas últimas décadas, as necessidades materiais não são mais iguais; no entanto, as necessidades psicológicas nunca mudam. A ênfase dos pais precisa ser na formação do caráter, já que casos nos quais filhos têm tudo o que desejam e, mesmo assim, tomam atitudes inadequadas são comuns. A construção pessoal vai muito além de um novo "Ipod", é ela quem define quem realmente somos e seremos.
Embora não vivamos no perigo iminente, tal qual os ursos polares, os ensinamentos familiares nos mostram, a longo prazo, como sobreviver. Não é raro nos depararmos com situações nas quais, se tivéssemos ouvido nossos pais, não teríamos "quebrado a cara". Um simples exemplo é o guarda-chuva: quando os pais avisam que vai chover, acredite. A relação entre pais e filhos precisa dar certo: ela é o alicerce para a construção do futuro e do caráter das próximas gerações.

- Minha intenção é postar um dia sim e uma dia não. Quero avisar pra que não desistam de entrar no blog caso entrem e não encontrem post novo. Obrigada a todos que gostam do que eu escrevo! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário