quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sobre Homeostase e Leis de Newton.

Durante a Inquisição, no período da Contrarreforma, a igreja católica decidiu perseguir os hereges: pessoas que atuavam de maneira contrária a seus preceitos. No decorrer da Idade Média, o poder da igreja era maior do que qualquer outra entidade, o que ampliava o significado dos preceitos católicos, englobando, além de teorias religiosas, teorias científicas e filosóficas. Célebres como Galileu Galillei e Giordano Bruno sofreram por suas ideias que, anos depois, acabaram por ser comprovadas, como é o caso da Teoria Heliocêntrica, de Galillei.
Onze séculos depois, tomamos este fato como exemplo para entender que a intolerância a novas ideias só atrasa o desenvolvimento humano. Se, na "Idade das Trevas", igreja e ciência tivessem convivido de forma harmoniosa, quiçá quantos anos antes, e quem teria descoberto que "a toda ação cabe uma reação" no lugar de Newton, no final do século XVII.
A homeostase corporal, ou seja, o equilíbrio entre a absorção e a liberação de energia, só é alcançado uma vez, no momento da morte. Tal fato se torna contraditório, pois iguala o equilíbrio à inexistência. Na verdade, mostra que a busca pelo equilíbrio é o que nos mantêm vivos.
O já batido ditado "nem oito, nem oitenta" tem seu fundo de razão; tudo que falta ou está em excesso faz mal. Abrir a mente para novas ideias é capaz de contribuir para o crescimento pessoal, ampliando nossos pontos de vista e, muitas vezes, permitindo que aperfeiçoemos nossas teses.
Na Idade Média, a população não tinha escolha entre concordar ou não com o que lhes era imposto. Hoje, vivemos na era digital, em que fontes de pesquisas são inesgotáveis. Se Pasteur não tivesse contestado a Teoria da Abiogênese, creríamos até agora que ratos nascem de roupas sujas. A partir do momento em que determinada situação gera desconfiança, é nossa obrigação buscar harmonia entre nossas crenças e o que já foi postulado. Concordo, portanto, com Einstein: uma mente que se abre a novas ideias nunca mais volta ao seu tamanho original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário