domingo, 17 de julho de 2011

Sobre estações e livros.

Odeio terminar livros. Detesto o sentimento de não fazer mais parte daquele romance, daquela família, daquelas vidas; fico prolongando as últimas páginas o máximo que posso, talvez seria melhor nunca ler a parte final, o "viveram felizes para sempre." Existe coisa melhor do que a eterna curiosidade sobre o que acontecerá na próxima página? Minha vontade de postergá-la tem fundamentos.
O último livro que li foi "O palácio de inverno", do John Boyne. Um livro típico de inverno, ( eu e essa minha mania de dividir os livros por estações) contexto histórico genial, drama que me faz chorar, tudo combinando com inverno, chuva, cobertores e frio. Quando o ano começou, me prometi que não deixaria de ler coisas que eu gosto por causa do vestibular. Minha decisão não implica em diminuir as horas de estudo, significa saber organizar o horário para ter tempo de fazer tudo o que quero. Como já dizia Mário Quintana: o verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não o faz. Comecei a amar livros na minha 4ª série, quando descobri o que era Harry Potter. Meu gosto pela leitura iniciou-se ali, e é graças a ele que hoje ganho mais livros de aniversário do que qualquer outra coisa. Troco tranquilamente uma roupa ou sapato novo por um livro que eu queira ler; é questão de cultura, eu sei; coisas que se aprende na infância...
A internet disponibiliza livros para todos que queiram ler, as bibliotecas públicas existem em quase todas as cidades. Para 99% da população, não existe outra justificativa para não ler, além da preguiça e do relaxamento. Claro que é mais prático assistir a novela, o Faustão ou o Gugu, no entanto, só quem já leu algo que realmente gostasse sabe o quão satisfatório é ter a permissão do autor para conhecer seu mundo imaginário, montá-lo na sua mente, desvendar crimes, chorar, sorrir, torcer e, muitas vezes, querer não terminar a leitura, deixar que a história viva para sempre.

Um comentário:

  1. Meu gosto por leitura também começou com Harry Potter!! Antes eu lia, mais por obrigação do que por qualquer outra coisa.
    Desenvolvi o prazer pela leitura quando percebi o quanto ganhava com ela.

    Ao contrário de vc, e como o mundo é lindo por ter contrários, eu adoro acabar um livro. Tenho a sensação de dever cumprido. Já tive uma leve "depressão" quando um dia percebi que nunca vou ler todos os livros que quero. Então, cada um que eu acabo, é uma vitória. Claro que sinto falta da cia deles depois...

    ResponderExcluir