terça-feira, 26 de julho de 2011

Sobre dinheiro e trabalho voluntário.

Dalai Lama disse: seja a mudança que você quer ver no mundo. O ato de mudar não se restringe às oito horas diárias que recebemos por nosso trabalho; sendo assim, é possível encontrarmos algo muito mais recompensador para nosso corpo e alma: o trabalho voluntário.
Até com a escolha de uma profissão que nos agrade, é normal que, após vários anos exercendo o mesmo trabalho, nos sintamos "vazios". Trabalhar em prol do próximo sem exigir nada em troca é capaz de nos trazer satisfação pessoal. Está comprovado, cientificamente, que atitudes como fazer doações ou auxiliar ONG's provocam a liberação de serotonina no sistema nervoso central, neurotransmissor que controla sensações de bem-estar e de prazer. De tal forma, mais do que auxiliar e do que proporcionar momentos de alegria a quem necessita, estamos nos presenteando com sensações agradáveis.
O excesso de preocupação com a estabilidade financeira pode levar a cometer erros, optando por profissões com boa remuneração, mas que, por outro lado, são incapazes de  trazer felicidade e paz de espírito. Da mesma forma, é imprescindível que encontremos algo que consiga nos fazer feliz. Desde meus sete anos de idade, faço parte do Movimento Bandeirante, entidade que tem como objetivo ajudar o próximo, e como lema "Semper Parata" (sempre preparado, em latim). Estar preparado é estar a dispor de quem carece, é fazê-lo por gostar, pelo sorriso e pelo agradecimento que nos dão em troca.
Quantas vezes tendemos a complicar o que é simples, julgando que o dinheiro é capaz de comprar nossa plenitude, quando, na verdade, ela se esconde nas coisas mais simples. O trabalho voluntário engrandece que o recebe, mas muito mais quem o proporciona.

Um comentário:

  1. nathiiiiiiiiiiiiii

    Eu JURO que não tinha lido seu post, hehehehehe, ficamos no mesmo tema.... mas que bom, que bom ver que outras pessoas pensam igual... Mesmo assim ele foi inspirador.

    As pessoas precisam estar bem para fazer o bem... fazer o bem nos faz bem. Faz pouco tempo que eu descobri que a minha felicidade acontece quando eu faço o bem para alguém. Muita gente esquece isso, perdidas nesse mundo louco, cheio de regras absurdas e conceitos equivocados de felicidade. A felicidade está no bem, está em oferecer um sorriso ao próximo. É uma verdade que eu conhecia, mas não colocava em prática na frequencia que precisava... Graças a Deus isso mudou!

    ResponderExcluir