quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sobre Cabresto e Copa do Mundo.

"Well you know, we all wanna change the world."
Hoje em dia, todo mundo tá meio assim, como diz o Prof. Claudiomar, querendo revolucionar, mudar o mundo, e acordando 10h30. Depois de ter tido aulas de história de verdade, e por influência do professor da matéria, comecei a perceber que, de fato, nossa história é deprimente. Não temos uma revolução que obteve resultados para o bem do povo, fizemos a independência e continuamos vivendo num império, dependentes de Portugal, da Inglaterra, de latifundiários, de comerciantes. A Revolução Farroupilha foi de elite, queria apenas resultados que favorecessem os grandes produtores de charque, colocou os negros nas frentes de batalha, prometeu liberdade aos que lutassem e não cumpriu. Nossa república sempre foi ridícula, do café-com-leite, com direito a cabresto e coronelismo. Vou pra aula estudar a Revolução Francesa, Revolução Russa, Revolução Mexicana; vejo na TV os gregos saindo para as ruas e fazendo alarde por causa de irregularidades do governo, crises, aumento de preços dos alimentos, enquanto nós, aceitamos tudo numa boa.
"Enquanto te exploram, tu gritas gol", foi o que eu fiquei sabendo estar escrito num viaduto de PoA. Enquanto pessoas morrem esperando na fila do SUS, construímos estádios e trazemos a Copa do Mundo e as Olimpíadas para cá. Enquanto a educação é precária e os professores recebem um salário vergonhoso, ministros, deputados, senadores, prefeitos, vereadores, e até organizadores do Natal Luz de Gramado compram mansões, carros importados, jatinhos, tudo com o nosso dinheiro.
E nós? Nós assistimos ao Jornal Nacional, esperamos terminar a novela e acompanhamos a rodada do campeonato brasileiro da quarta. Nós vemos erros ridículos acontecerem no Enem e aceitamos, bancamos o luxo alheio sem protestar, colocamos palhaços como deputados, e achamos bonito.
Temos uma herança, que vem desde nosso descobrimento, que parece ser impossível de sair do nosso DNA, caráter dominante, em toda a população: o comodismo.
Até quando? Pergunto eu, respondam vocês, respondamos nós todos.

Um comentário:

  1. Nossa única revolução foi quando os caras-pintadas derrubaram o Collor. Pq parou por aí? Decepção. Lutaram pela democracia e veio um presidente corrupto. Lutaram pra derrubá-lo, nasceram mais corruptos...

    Infelizmente o brasileiro se ilude fácil. Nos distraimos, esquecemos e aceitamos.

    É cultura, é a forma com que eles nos educam.

    Podemos mudar, basta acordar pra realidade. O que não é nada fácil...

    Obs.: torço para a Copa ser um fracasso, na boa. Penso que isso será um golpe forte para o brasileiro.

    (tinha comentado no post errado)

    ResponderExcluir