quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sobre burcas e arte.

Religião iniciada por Maomé, durante o século VI, o islamismo é conhecido por suas leis e cultura muito diferentes das do mundo ocidental. Apesar de ter permitido a perpetuação do legado greco-romano durante a Idade Média, hoje tem seu tratamento com as mulheres visto como desrespeitoso e sórdido por boa parte da população mundial. Impedidas de mostrar seus rostos e corpos, de trabalhar, de ter voz ativa, as mulheres vivem sob as burcas que, mais do que corpos, cobrem sentimentos, vontades e dons.
Durante a Idade Média, não tínhamos tecnologia; no entanto, a produção artística desse período foi praticamente nula. Hoje, o que existem são pretextos para justificar a comodidade do ser humano. Crer que a tecnologia que dispomos nos dispersa do meio artístico é um argumento artificial; fatores como uma religião que proíbe a mulher de "viver", sob pena de morte, são muito mais consistentes do que a "preguiça enrustida". O islamismo é a prova de que até mesmo a arte é capaz de se destruir, sob diferentes aspectos.
Os adventos provenientes da 3º Revolução Industrial vieram para ampliar o conceito de arte que existia até então. Podemos ver apresentações de desenhos animados, de propagandas e vários outros setores que tiveram a chance de progredir com a computação gráfica, como é o caso do design. O problema é que, ao invés de utilizarmos tecnologias como a internet somente ao nosso favor, acabamos deixando que ela tome o lugar de atividades que propiciam a evolução mental, como escrever, ler um bom livro ou pintar um quadro.
Para Leonardo da Vinci, a arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível. Podemos encontrá-la nas mais variadas formas, às vezes, muito distante de galerias e museus. Arte está em trocar o e-mail pela carta, uma conversa no "msn" por um chimarrão com os amigos, uma hora de "paciência" no computador por uma hora de banco imobiliário com os filhos. Somente depois de conseguirmos nos desvencilhar de todo o comodismo é que a burca negra que cobre todo o planeta cairá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário