terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sobre professores e desenvolvimento. (Relação óbvia, não?)

Os heróis e exemplos de jovens e crianças do século XXI se encontram em 'Hollywood", ou nos desenhos animados. No entanto, se perguntássemos aos nossos avós quais eram seus ídolos quando tinham a nossa idade, a maioria citaria o nome de algum professor. Profissão louvável em qualquer tempo da história, hoje em dia carece de respeito e de consideração.
Ao acompanharmos os meios de comunicação, vemos os frequentes casos de agressão a professores, bem como o número de vezes em que os jovens saem impunes de seus atos. A falta de respeito e de devido valor àqueles com que convivemos desde a infância tem suas consequências em números: quase 70% dos alunos entrevistados durante pesquisa realizada afirmaram nunca ter considerado a ideia de lecionar. A densidade dos cursos da UFRGS também aponta grande queda na busca por graduação com licenciatura, especialmente cursos como Letras e Matemática, disciplinas fundamentais e cuja baixa é expressiva e preocupante.
Durante minha infância, todo o ano minha mãe e eu comprávamos algum mimo para presentear meus professores no seu dia. Hoje, a alegria dos alunos pelo dia do professor parece se resumir ao feriado. Falta de estrutura nas escolas e remuneração baixa são fatores que também afetam a decisão profissional. Diversas escolas sofrem com a falta de professor, restando como única opção cancelar aulas ou colocar profissionais para trabalhar fora da sua área.
Uma nova propaganda do governo atenta para a unanimidade da população mundial ao citar o profissional mais importante: o professor. Indicativos de qualidade de ensino em países desenvolvidos comprovam que o ato de educar está diretamente ligado à formação da sociedade e do caráter dos que ali vivem.
Ser professor é um ato de amor para com as futuras gerações, é ser o pilar da construção de uma sociedade, transformando crianças e jovens em cidadãos conscientes. Somente quando esse profissional tiver seu devido valor é que voltaremos a ter grandes quantidade de jovens almejando lecionar.

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